Como ensinar as crianças a organizarem seus quartos? | Durma Encantado

Como ensinar as crianças a organizarem seus quartos?

Publicado: 22/08/2018

Eles brincaram a tarde toda depois da lição de casa e estão super felizes. Porém, chegou um momento complicado: pedir para que organizem seus quartos. Você também passa por isso com seus filhos?

É normal! Mas é possível contornar a situação com muito diálogo e atividades lúdicas para que as crianças aprendam a importância da organização desde cedo. Seja arrumando sua cama e colocando o lençol de elástico em ordem, seja guardando um brinquedo dentro da caixa.

Confira neste artigo: Como ensinar as crianças a organizarem seus quartos?

 

Diálogo, paciência e persistência  

Não tem jeito. Grande parte das crianças não gosta de organizar seus quartos quando os pais solicitam. Muitas têm preguiça depois de terem passado tantas horas se divertindo, e simplesmente não compreendem o motivo de terem que guardar depois.

Por isso, é fundamental que os pais se atentem a essa questão desde cedo. As crianças aprendem através de hábitos e, portanto, invista nisso logo no início. O diálogo é um dos caminhos, então, converse sempre com as crianças que existe a hora de brincar, e depois a hora de colocar as coisas em seus devidos lugares.

 

Invista em jogos e brincadeiras

Outra maneira bastante efetiva de ensinar as crianças a organizarem seus quartos é através do estímulo de jogos e brincadeiras lúdicas. No início, é importante que você participe dessa organização do ambiente, incentivando as crianças para algum tipo de jogo.

Pode ser com coisas simples, sobre “o primeiro que terminar a tarefa ganhará uma surpresa no jantar”. Esse tipo de brincadeira desperta o interesse e faz as crianças se sentirem estimuladas a participar.

Inclusive, uma das primeiras tarefas que os pais precisam se atentar é na arrumação das camas. Converse com seu filho, explique que esse delicioso lençol de algodão não fica arrumado sozinho, e que é preciso que ele organize sua cama todos os dias, ao levantar.

Antes de dormir, ao levar seu filho para a confortável cama com o lençol branco que ele arrumou na manhã, procure agradecer e lembrá-lo sobre o quanto ele tem se dedicado às tarefas de organização do quarto. As crianças adoram esse reconhecimento dos pais, lembre-se disso.

Voltar